terça-feira, 10 de maio de 2011

Documentários

Procurando por filmes do Québec acabei esbarrando em alguns documentários, então resolvi fazer uma listinha. Os dois primeiros falam sobre imigração, o terceiro é sobre a história de Montreal e o quarto aborda o tema bebê e currículo. Se alguém quiser indicar outro documentário, s'il vous plaît n'hésitez pas, não hesitem!!!

Brasileiros no Québec – Direção, produção e roteiro de André Linn – Documentário produzido com depoimentos de alguns imigrantes falando sobre pontos importantes relacionados à imigração. É um pouco antigo, mas é bom. Vídeo abaixo.




O último que sair fecha a porta – Direção de Carolina Fernandes e Lessandro Sócrates – O documentário aborda a emigração legal de paulistanos a Quebéc e propõe dispositivos para colocar seus personagens como observadores de sua própria vida. Eu gostei deste também. Clique aqui para ver este vídeo.

La mémoire des anges - Direção de Luc Bourdon - Ao mesmo tempo documentário, poema e ensaio, Memória dos Anjos revisita a história de Montréal a partir do entrelaçamento de sua arquitetura com seus grandes personagens, lugares emblemáticos e pessoas comuns. O diretor realiza uma colagem virtuosa de arquivos e trechos extraídos de 120 filmes produzidos pelo Office National du Film du Canada cobrindo os anos 1950 e 1960. Este foi feito em 2008 e eu não vi ainda. Clique aqui para ver este vídeo.

Bébé ou CV – Produzido por Marie-Pierre Duval – O documentário discute a difícil escolha entre maternidade e carreira profissional, o filme aborda o percurso de várias mães canadenses que abriram mão de uma carreira bem-sucedida e hoje se dedicam exclusivamente à educação dos filhos. Esse eu também não vi, mas acho que deve ser bem interessante para quem quer ser mãe e também ótima oportunidade para ouvir as quebequenses falando. Clique aqui para ver a reportagem na RCI (Radio Canada International) e aqui para ver no You Tube.

Aviso: Seguindo a série das listinhas e vídeos o próximo post será  com alguns sites e blogs legais com vídeos :) Canadenses!!

sábado, 7 de maio de 2011

Muito engraçado

Já vi por aí um texto bem próximo ao que o amigo argentino relata, mas ele contando achei muito engraçado e não pude deixar de dividir com vocês!!


Mas eu quero mesmo assim hehehe!!

À bientôt :)

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quelques films québécois


Olá pessoal,
Como havia prometido fiz uma nova lista de filmes, agora com filmes do Québec. Novamente não vi todos os filmes ainda, mas os que eu vi achei bons e no mínimo interessante para treinar o ouvido. Fiquem a vontade para aumentar a lista :)!

1.    Bon Cop, Bad Cop - Produção de Éric Canuel - 2006
2.    Ce qu’il faut pour vivre - Produção de Benoit Pilon - Drama - 2008
3.    C’est pás moi, je Le jure - Direção de Philippe Falardeau - Comédia - 2008
4.    C.R.A.Z.Y. - Produção de Jean-Marc Vallée - 2006
5.    J’ai tue ma mère - Produção de Xavier Dolan - Drama - 2009
6.    L'Âge des Ténèbres - Produção de Denys Arcand - Comédia dramática - 2007
7.    La grand séduction - Direção de Jean-François Pouliot - Comédia - 2003
8.    Le Ring - Produção de Anaïs Barbeau-Lavalette - Drama - 2007
9.    Les Amours imaginaireis - Produção de Xavier Dolan - Drama / Romance - 2010
10.  Les 3 p'tits cochons - Direção de Patrick Huard - Comédia - 2007
11.  Serveuses Demandées - Produção de Guylaine Dionne - Drama - 2009
12.   Sortie 67 - Direção de Jephté Bastien - 2010
13.   The Trotsky - Produção de Jacob Tierney - 2010