Finalmente descontaram as taxas!! Depois de longos 34 dias fiquei sabendo pelo cartão.
É muito legal contar as notícias boas do processo, mas acontece que nem tudo são flores, acho importante contar as partes ruins também para que o povo não cometa os mesmos erros. Quando enviei os formulários ao escritório de imigração acabei enviando dados de um cartão de crédito que não funcionaria. O escritório me enviou uma correspondência 20 dias após dizendo que meu cartão foi recusado. Fiquei péssima, aliviada pelo contato e péssima pela perda de tempo. Na carta dizia que devería reenviar o formulário correspondente ao cartão dentro de 90 dias e entrar em contato com a instituição bancária ou do cartão de crédito. Sem saber exatamente o que havia acontecido liguei para o Banco do Brasil para me informar, fiquei sabendo que troquei os cartões, ao invés de enviar um cartão com crédito e liberado para compras internacionais enviei um sem crédito e sem a liberação (olha que maravilha, muito Juca né).
Os meus cartões já haviam sido liberados para compras internacionais, o problema é que isso tem data de validade, eles liberam geralmente para o período da viagem da pessoa (me disse um amigo) e se você quiser usar novamente tem que pedir a liberação de novo, como minha agência é da fronteira com o Uruguai (acho que é por isso) esta liberação tem validade um pouco maior, por isso achei que não tivesse vencido ainda, mas tinha. Outro detalhe quanto à liberação é que as pessoas pedem a liberação pela internet e às vezes não funciona (não funcionou para um casal de amigos meus que também recebeu a mesma carta), isso é bem comum pelo Banco do Brasil.
E tem mais, falando com o pessoal descobri que os mais precavidos ligam para a administradora do cartão e autorizam a compra, visto que às vezes se o cliente não costuma fazer compras neste valor e/ou internacionais as administradoras de cartões de crédito bloqueiam automaticamente a compra.
No final a administradora disse que já foi descontado R$ 946,00 do cartão, que falta ainda ser faturado e que agora só poderia dar errado se houvesse uma falha no sistema, mas não vai acontecer né!!! Toda essa função apesar de ter parecido uma eternidade foi rápida, vejam as datas:
07 /10 – envio dos formulários ao escritório
27 /10 – escritório nos enviou a carta
31 /10 – recebemos a carta
04 /11 – reenvio do formulário
07 /11– chegada do formulário ao escritório
11 /11 – desconto das taxas no cartão
Agora falta eles enviarem nova correspondência que espero que esteja a caminho :)