segunda-feira, 18 de abril de 2011

Québec no Bom Dia Brasil

Oi pessoal,
Foi ao ar no último dia 13 uma reportagem sobre imigração para o Canadá, mais especificamente para a província de Québec, onde eles salientam a falta de mão de obra de algumas áreas profissionais. A que apresenta maior escassez de trabalhadores na província é Enfermagem, eles falaram também sobre a existência de vagas para bioquímica, engenharia civil, estatística, administração e contabilidade.
Acho importante dizer que as coisas não são tão simples assim, para os enfermeiros por exemplo:
  • É preciso voltar a estudar, fazer uma prova e entrevista para depois disto iniciar um curso de integração à profissão de enfermagem (que tem duração de 5 meses), isto tudo em francês né;
  •  É preciso saber que pode-se esperar alguns meses até começar o curso de integração, pois depende da OIIQ (ordem das enfermeiras e enfermeiros do Québec);
  •  É interessante começar o processo de validação, pesquisas e estudos relacionados ao assunto ainda no Brasil;
  •   Então é preciso ser aprovado na OIIQ para ser tornar enfermeiro/a efetivamente e também na l'OQLF (Office québecois de la langue française) para provar o domínio da língua francesa e poder exercer a profissão;
  •  Fica aqui o link do Órgão que atesta o seu nível de francês para as ordens profissionais  e da Ordem das enfermeiras e dos enfermeiros do Québec.
  • Além disto  o processo de imigração requer muita paciência e força de vontade entre vários outros itens que irão aparecer neste blog e que já aparece em muitos outros por aí!!
O  objetivo do texto é clarear as idéias de quem se interessou pelo processo, entendo que a nossa busca por informações ainda aqui no Brasil ajuda e muito o imigrante.

Seguem vídeo e link da reportagem abaixo:



2 comentários:

  1. Essa Ordem das enfermeiras e enfermeiros do Québec inclui tecnico de enfermagem?

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo e Lara,
    Pra ser sincera não sei, mas acredito que sim. Acontece que a comparação feita entre os estudos no Brasil e no Québec é analisada de acordo com o tempo de estudo, mas digamos que teu técnico possa equivaler ao técnico deles, ainda assim terá que estudar la para passar na prova da Ordem. Não sei se respondi tua pergunta, na verdade sou de outra área bem diferente :)

    ResponderExcluir