terça-feira, 10 de maio de 2011

Documentários

Procurando por filmes do Québec acabei esbarrando em alguns documentários, então resolvi fazer uma listinha. Os dois primeiros falam sobre imigração, o terceiro é sobre a história de Montreal e o quarto aborda o tema bebê e currículo. Se alguém quiser indicar outro documentário, s'il vous plaît n'hésitez pas, não hesitem!!!

Brasileiros no Québec – Direção, produção e roteiro de André Linn – Documentário produzido com depoimentos de alguns imigrantes falando sobre pontos importantes relacionados à imigração. É um pouco antigo, mas é bom. Vídeo abaixo.




O último que sair fecha a porta – Direção de Carolina Fernandes e Lessandro Sócrates – O documentário aborda a emigração legal de paulistanos a Quebéc e propõe dispositivos para colocar seus personagens como observadores de sua própria vida. Eu gostei deste também. Clique aqui para ver este vídeo.

La mémoire des anges - Direção de Luc Bourdon - Ao mesmo tempo documentário, poema e ensaio, Memória dos Anjos revisita a história de Montréal a partir do entrelaçamento de sua arquitetura com seus grandes personagens, lugares emblemáticos e pessoas comuns. O diretor realiza uma colagem virtuosa de arquivos e trechos extraídos de 120 filmes produzidos pelo Office National du Film du Canada cobrindo os anos 1950 e 1960. Este foi feito em 2008 e eu não vi ainda. Clique aqui para ver este vídeo.

Bébé ou CV – Produzido por Marie-Pierre Duval – O documentário discute a difícil escolha entre maternidade e carreira profissional, o filme aborda o percurso de várias mães canadenses que abriram mão de uma carreira bem-sucedida e hoje se dedicam exclusivamente à educação dos filhos. Esse eu também não vi, mas acho que deve ser bem interessante para quem quer ser mãe e também ótima oportunidade para ouvir as quebequenses falando. Clique aqui para ver a reportagem na RCI (Radio Canada International) e aqui para ver no You Tube.

Aviso: Seguindo a série das listinhas e vídeos o próximo post será  com alguns sites e blogs legais com vídeos :) Canadenses!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário