domingo, 19 de junho de 2011

Guia sobre o processo de imigração para o Québec

Esses dias achei um Guia sobre o processo de imigração para o Québec de uma escola de francês la do Québec, este guia divide o processo em etapas e explica um pouco cada uma delas, as etapas aparecem nesta ordem:

1.Tomada de decisão
2.Avaliar as suas chances de imigrar
3.Informar-se sobre o Québec
4.Estudar francês
5.Enviar a documentação para o escritório de Immigration- Québec em São Paulo
6.A entrevista
7.Processo Federal / Exames médicos
8.Pedido do passaporte
9.Preparação para a viagem

Achei interessante a idéia de dividir em etapas o processo, serve pra gente ver o que passou, onde estamos e o que falta.
Quando vi as etapas percebi que estou nas etapas 3, 4 e 5 ao mesmo tempo e então resolvi reescrevê-las e alterar um pouquinho a ordem delas. Achei que alguns itens são quase que permanentes em todas e outros não me pareceram atualizados... As etapas informar-se sobre o Québec e estudar o francês para mim devem ser permanentes durante todo o processo, inclusive devem continuar depois da nossa chegada ao destino desejado, aliás, a escola que fez o guia fala que ajuda seus alunos em todo o processo de imigração. Outro ponto que achei que está um pouco diferente do que acontece hoje (acho que isso é meio novo) é que os pedidos de exames médicos e de passaporte estão vindo juntos, pelo menos eu já vi em alguns blogs da vida.
O quadro ficou assim:


Como mencionei antes estou na etapa de envio da documentação para o escritório de Imigração em São Paulo e pretendo enviá-la até o final do mês de julho, no próximo post colocarei aqui a lista dos documentos que enviarei.
Até breve!!

Um comentário: